segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Ritos corporais entre os Nacirema

Trata-se de um grupo de norte-americanos, que vive no território entre os Cree do Canadá, os Yaqui e Tarahumaré do México e os Carib e Arauak das Antilhas. Pela mitologia dos Nacirema, quem deu origem a Nação foi um herói cultural, Notgnihsaw, conhecido pelas atitudes de força: ter tirado um colar de conchas, usado pelos Nacirema com o dinheiro e ter derrubado uma cerejeira na qual morava o Espírito da verdade.
O foco das atividades econômicas é o corpo humano pois o costume desse povo é o interesse pela aparência e saúde.
A crença fundamental é de que o corpo é repugnante e sua tendência natural é debilidade e a doença. A esperança deles são rituais e cerimoniais.
Cada família possui um santuário, e as cerimônias para os rituais são privadas e secretas.
No santuário tem um cofre que guardado poções mágicas, usado para encantamento necessario, preparado por médicos feiticeiros e pelos ervatários.
Os Nacirema após encamtamento coloca numa caixa de encantamento do santuário doméstico.
Todos os dias cada membro da família um após o outro, entra no santuário, inclinando sua fonte, na caixa de encantamento, com diferentes de tipos de água sagrada na pia batismal e começam a se lavar.
Os Nacirema acreditam que senão fossem os rituais bucais, seus dentes cairiam, suas gengivas sangragriam, sua mandíbulas se contrariam, seus amigos o abandonariam, e seu namorados o rejeitariam.
Além do ritual bucal que é feito com cerdas de porco, poções mágicas e gestos formalizados, tem o sacerdote-da-boca que abre a boca do cliente usando brocas, furadores, sondas ou agulhões, para exorcismo dos demônios bucais e pra cliente atrair amigos.
No rito corporal que desempenhado apenas homens, é raspar e lacerar a superfície da pele com um instrumento afiado, e ritos femininos, as mulheres usam na cabeça pequenos fornos em uma hora.
Os médicos-feiticeiros tem um templo, o latipso, cujas cerimônias são para os mais doentes, que só pode ser tratado nesse templo.
Quem entra no templo são despidos, o homem fica nú e com ajuda de uma mulher virgem, executa suas funções naturais em recipiente sagrado para ser observado o curso da natureza da enfermidade. A mulher fica nua e é examinada minunciosamente.
O outro profissional é o ouvinte ou seja, doutor bruxo, que exorciza os demônios que se alojam nas cabeças das pessoas enfeitiçadas. Os pacientes contam ao ouvinte-bruxo, seus problemas e temores.

Bibliografia
Miner, Horace. Ritos corporais entre os Nacirema. In a K. Roney e P. L. Dl Vore, Readings in introductory anthoprology. Cambrig, Wnthrop Publishers, 1973, p 72-76
Trabalho apresentado como requisito parcial para composição do conceito para disciplina Filosofia da Educação e do Esporte, ministrada pelo professor André Luís de Oliveira.

Esse texto nada mais é a visão do autor sobre o mundo, Nacirema na ordem inversa, significa american, é a cultura do povo norte americano com relação ao corpo.
A pia batismal é a pia do banheiro, as poções mágicas são cremes e remédios, o santuário é o banheiro, o ritual bucal nada mais é a escovação dos dentes, o homem que lacera a superfície da face é fazendo a barba e a mulher com fornos na cabeça é cuidando do cabelo.
O templo é o hospital é o hospital pra cuidar de doenças e o sacerdote-bucal é o dentista que cuida dos dentes.
Esse autor faz com o texto um crítica a cultura do povo americano, pois pra ele, a sociedade só pensa um cuidar da beleza e saúde do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário