quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Corpos em metamorfose: um breve olhar sobre os corpos na história, e novas configurações de corpos na atualidade por Maria Cristina Chimelo Pain

Os corpos são produzidos pela sociedade, segundo Heirbon (1997), o corpo é produzido pela cultura, e segundo Rodrigues (1983), o corpo é socialmente construído. Ou seja, eles querem dizer que a sociedade determina como deve ser o corpo: magro, musculoso, bonito e etc.
A sociedade também define como serão os meninos e meninas, que as meninas tem que ser delicadas e os meninos tem que ser fortes.
Sócrates, Platão e Aristóteles, separaram dois mundos, o material e o pensamento, o corpo e a alma.(Ramminger 2006).

Quadro de Michelangelo, artista renascentista

Na Grécia antiga o corpo era visto como elemento de glorificação (Rosário 2004), na Idade Média separa-se o corpo da alma, o corpo se tornou sujo, culpado, desprestigiado. No século XIV até XVIII era perigoso ser mulher, pois era considerado bruxa..No século XX segundo Rosario (2004) o corpo é industrialização devido aos cinemas, fotografias, televisão, internet e etc. No século XXI o corpo é exibição.
E hoje em dia o que se vê é metamorfose nos corpos com a tatuagem, piercings, maquiagens, implantes de silicone, clareamento ou bronzeamento da pele ou modelando o corpo através da musculação.
De acordo com Goldemberg & Ramos (2002) o corpo é um objeto a ser reconstruído, ou seja, ele quer dizer que o corpo nasce faltando alguma coisa, as pessoas nunca estão satisfeita com seus corpos, estão sempre colocando ou retirando alguma coisa.

Pintor: Gunther von Hagens, exposição na Turquia 11/06/2010
Jogador de basquete na exposição Corpo Humano (Foto: Reuters)
Pode-se concluir que os movimentos corporais são trazidos através da cultura, da sociedade, como a luta judô, por exemplo, um aculturamento da sociedade japonesa. As lutas já existiam antigamente na sociedade, por exemplo, na época medieval que aconteciam os simulados de combate, ou seja, um jogo.
E A cultura do esporte, por exemplo, nos EUA é basquete e o Brasil é futebol.



Referência:
www.efdeportes.com
Revista digital, Buenos Aires, ano 10, num 79, dezembro de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário