sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Filme – Vem dançar







O filme fala da hístória de um professor com costumes diferentes, da aula de dança de salão pra uma classe social diferente, que resolve dar aula de dança de salão pra alunos de uma escola da periferia, alunos que dançam hip hop.
Quando dançam hip hop, com prazer, espontaneamente e gosta de dançar é o momento lúdico.
O dia – a – dia é uma luta para cada um deles. O professor luta com a diretora e a classe burguesa para dar aula aos alunos pobres. Rubens Alves diz : “a luta pela vida do corpo, passa pela transformação da sociedade” (Alves 1984).





Vimos o esporte quando as aulas passam a ser competitivo e interesse econômico, com lei e regras estabelecidas pelo professor.
A cultura dos corpos com a dança se refere ao jeito de se vestir, movimentos e postura, vimos os dois lados. Um jeito de quem dança hip hop e outro dança de salão, hip hop para os alunos pobres e dança de salão praticados pela burguesia. Ou seja, são corpos se projetando no mundo devido a consciência que gera hábitos culturais.






Quando dançam reinventam movimentos, tempo e espaço, formando – se em personagens.
Vimos o fair play quando a campeã entrega o troféu ao trio, falando que houve empate, ela reconhece que eles se apresentaram bem.
A dança hip hop com a dança de salão é o corpo transfigurando – se em formas.
Eles dançam se libertando da inércia.
É possível implantar o hip hop, a dança de salão na escola nas aulas de Educação Física, pois Educação Física trata da cultura corporal.

Referências
Huyizinga, Johan Homo Ludins, Ed. Perspectiva, SP, 2004 5° Ed
Santos, Antônio Roberto Rocha, Espírito Esportivo – Fair Play, e a pratica de esporte.
Barband, Valdir, O que é esporte, Escola de Educação Física da USP.
Trasteretti, José, O corpo em questão uma aproximação filosófica Rev. Humanidades, Fortaleza V. 17, n 1, p 59-73 Jan/ Jul 2002
Dantas, Mônica Dança,, enigma do movimento ED UFRSS 1999
Sborquia, Sílvia, D Gallardo, Jorge S. Pérez, A dança no contexto da Educação Física, Urujuí, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário