sábado, 20 de novembro de 2010

A dança é o corpo transfigurando-se em formas


Dança insraelense

Para Hanna (1997), a dança é um comportamento humano constituído a partir de sequências de movimentos e gestos corporais diferenciados de atividades motoras usuais. Os movimentos e gestos são culturalmente organizados.
Pois a sociedade produz o corpo culturalmente conforme Heisborn (1997) fala que o corpo é produzido pelo efeito da cultura, e segundo Rodrigues (1983) o corpo é socialmente construído.
A sociedade produz sobre o corpo com técnicas corporais: posturas, movimentos. Técnicas esportivas e etc.

Hanna (1997, p 222) diz que os movimentos comuns podem ser transformados em figuras de dança, como a caminhada ao ser colocado num coreografia.
Para Langer (1980, p189) os movimentos dos bailarinos são movimentos reais, mas são gestos virtuais porque parecem brotar do sentimento, quando brotam de uma concepção de sentimento.
Ao dançar, os homens e mulheres não apenas reinventam movimento, tempo e espaço, mas transforma-se em personagens, pois a dança cria um jogo de forças, torna visível no corpo e nos movimentos todo um universo de ações e significados diversos do cotidiano.
Ou seja, a ludicidade e o jogo fica explicito na dança, pois o jogo se baseia na manipulação de certas imagens, uma certa imaginação da realidade, há transformação desta imagem (Huizinga 2004).
Para Langer a dança cria um jogo de forças aliado à ilusão de poder corporal, físico, espacial, temporal, ou seja, imagem virtual de um mundo diferente, Langer (1980, p 205-206) cita : “o jogo de poderes virtuais manifesta-se nos movimentos de personagens ilusórias, cujos gestos apaixonados preenchem o mundo que criam...”

Pode-se observar a ciência na dança pois Langer (1980) fala que o ritmo transforma o movimento em gestos, liberando o dançarino dos vínculos usuais da gravitação e da inércia muscular.
Bolero, 1982
Balé da Cidade de São Paulo
Coreografia:Lia Robatto
Bailarinas:Mônica Mion, Leila Sanches
“...a sensação de libertar-se da gravidade...é um efeito direto e potente do gesto ritmado, realçado pela postura distendida que não se reduz as superfícies de fricção do pé, mas também restringe todos os movimentos corporais e naturais...” (Langer, 1980, p212).
O espírito tem soberania sobre o corpo, que deve ser subordinado àquele, porém com a experiência extática toma conta do indivíduo, o espírito já não tem mais controle dos movimentos, nem o controle do corpo. Então a experiência une o corpo e espírito, há uma união de corpo e conxciência. Pois a dança nada mais é a consciência se projetando no mundo físico e tem o corpo, assim como se projeta no mundo cultural e tem hábitos (Merleau Ponty, 1979, p 197).
Para Langer (1980) a dança é arte, pois o dançarino deve criar novas sensações ao espectador.
A dança é muito mais do que arte.
Para Sachs (1944) a dança é todo movimento rítmico desvinculado do tema trabalho, ou seja, trata-se de: a) recreação de coisas vistas ou ouvidas; b) dar forma e substâncias e percepções intangíveis e irracionais e c) um processo criativo que ocorre a partir do esquecimento de si próprio, podendo ser chamado de arte.
Para Badiou (citado por Bruni< 1992) o formar é uma atividade e uma das especificidades do comportamento humano.
A atividade física pressupõe um formar preocupado especificamente com o próprio formar, em arte, é fazer, inventando, procedendo por ensaio, tentativa de erro.
Aula de Ballet clássico
Porém para uma melhor coreografia sem erros, há uma característica de alto rendimento, pois ensaia-se com regras, leis e orientação Bracht (1997).
Há luta do corpo em fazer corretamente a técnica da dança.
Se forma em dança é configuração da matéria, no processo de configuração da matéria da dança-o movimento corporal-quem dança transforma o seu próprio corpo, se molda e remodela. Quando o corpo se manifesta no corpo, a todo momento, se transforma esse corpo, tornando vários corpos que se sucedem..
Pode-se concluir que a dança na Educação Física é quando o objetivo é inter-relação entre ciência e arte.
O ser humano é uma expressão de cultura.
Ao refletirmos sobre cultura corporal é uma linguagem.
E a Educação Física trata-se do conhecimento da cultura corporal. Daólio afirma que a cultura é o principal conceito para a Educação Física, uma vez que todas a manifestações corporais do homem (esporte, luta, dança, gínástica, jogo e etc) são geradas no meio da cultura se manifestam diferentemente no contexto de grupos e culturas especificas.

Referências:
Dantas, Monica, Dança, o enigma do movimento, Ed Universidade, UFRSS, 1999.
Pain, Maria Cristina Chimento, Corpos em metamorfose: um olhar na história e novas configurações de corpos na atualidade, Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n 79, dezembro de 2004, www.efdeportes.com.
Huizinga, Johan, Homo Ludens, Ed Perspectiva, São Paulo, 2004,
Trasferretti, José, O corpo em questão: uma aproximação filosófica, Revista Humanidades, Fortaleza,v17, n 1, p 59-73, janeiro e julho de 2002.
Lucena, Ricardo, Esporte na escola e esporte de rendimento, Rev Movimento, ano VI, n 12, 2000/01.
Sborquia, Silvia P, Gallardo, Jorge S. Pérez, A dança no contexto da Educação Física, Ed Unijuí, 2006.

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