terça-feira, 5 de outubro de 2010

JOGO E ESPORTE

JOGO
Jogos são executados com seriedade, porém é uma representação de alguma coisa, tem um ritual, divertimento e regras. (Homo Ludens, Johan Huizinga)
O jogo conforme Piaget possui algumas características, é organizado pelos participantes, ou seja, os jogadores fazem as regras, é prazeroso, espontâneo. O jogo liberta o "eu".(O brincar no Cotidiano da Criança, Adriana Fredmemm)
Baseado nesses autores podemo dizer que o TACO é um jogo, pois quem determina as regras são os participantes, os jogadores decidem referente ao tamanho do circulo,por exemplo, todos jogam espontaneamente, e libertam seu eu.
ESPORTE
Esporte é uma atividade onde possui normas e regras determinadas por uma instituição (federação), contém um esforço físico vigoroso que podemos de chamar de esporte de rendimento e habilidades motoras relativamente complexas, por pessoas que é motivada por combinação de interesse voluntarioso e interesse externo para seus benefícios. (Stone, G. American Sport: play and display, Chicago Rewiew, 9, 1955, Prof Valdir Barbandi Escolar de Educação Física e Esporte da USP - www.scholar.google.com.br).
Então podemos entender que o esporte é interesse dos atletas, treinadores e patrocinadores é que exigido um esforço no treinamento.
Baseado nessa matéria podemos dizer que o CRIQUETE é esporte, pois possui uma federação, as normas e regras são ditadas por essa federação, o espaço é o mesmo em qualquer lugar.
Podemos falar também que o CRIQUETE é um esporte coletivo de interação com adversário, pois é composto por onze de cada lado, é atual diretamente com adversário.
Podemos dizer que de acordo com Bracht(1997) é um esporte de rendimento pois há necessidade de treinamento esforçado, pois há uma forte orientação no rendimento e na competição.
Pois conforme Fernando J. Gonzalez, as classificações do esporte são:

ESPORTE
Com interação c/ adversário
Sem interação c/ adversário
COLETIVO
Críquete, Futebol, Voleibol...
Ginástica rítmica desportiva,
Nado Sicronizado, Remo
INDÍVIDUAL
Judô, Tênis,
Atletismo (provas de campo),
Natação, Ginástica Olímpica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário