domingo, 31 de outubro de 2010

“...Embora o jogo de xadrez não haja uma substituição direta das relações de vida real, ele sem dúvida, um tipo de situação imaginária.” Vigotsky(1993)


O xadrez é uma atividade lúdica explicita, pois o jogo se trata de matar o rei, onde há uma luta pra isso, há uma guerra pois Huizinga fala que a luta é uma forma de guerra e cita os torneios medievais que era simulados, porém um jogo que era realizado com seriedade, chegando até a morte, um elemento lúdico.

Mitos do xadrez
Umas das mitologias do xadrez é a história do rajá um poderoso indiano que perdeu seu filho em batalha e caiu em depressão, se descuidando do seu reino e de si mesmo.
Sessa foi visitar rajá e lhe apresentou um jogo, um tabuleiro de 64 casas brancas e negras, com peças que representava a cavalaria, infantaria, carros de combate, condutores de elefante. Sessa disse que esse jogo traria conforto espiritual e o ajudaria sair da depressão.
História do xadrez
Por alguns pesquisadores o jogos se originou na Índia por volta do século VI D.C. de uma maneira antiga, chamado de Chaturanga que podia ser jogado por dois jogadores ou mais.
O Chaturanga difundiu-se na Pérsia durante o séc. VII, onde passou ser chamado de persa Shatranj, com regras diferentes do indiano.
Outra origem do xadrez é venho da China por volta de 204-203 A.C. Por um líder Han Xin, que para dar o que fazer para seus soldados ele inventou um jogo que se chamava “go”, o jogo possuía um rio, um canhão, um cavalo, uma torre, um rei, um peão e um bispo.
Xadrez como esporte
O primeiro torneio de xadrez aconteceu em Londres no ano de 1851. O campeão foi o alemão Adolf Anderssen, foi considerado na época o melhor enxadrista do mundo.

O jogo de xadrez possui características importantes, as quais podem desenvolver habilidades em diversos níveis. Sobre o aspecto do raciocínio lógico, no jogo de xadrez, a criança passa a ter contato com diversos exercícios, combinações de lances a serem realizados.
Borin(1996) afirma que os jogos auxiliam também na descentralização, que consiste desenvolver a capacidade de ver algo de um ponto de vista que defere do seu, potencializa a linguagem, criatividade e raciocínio dedutivo, exigidos na escolho de uma jogada e na argumentação necessária durante a troca de informações.
Grau(1973) fala que numa partida de xadrez são exercitadas duas visões de grande importância para o desenvolvimento da capacidade de abstração: visão imediata e a visão mediata.
Vigotsky(1993) que afirmou “embora o jogo de xadrez não haja uma substituição direta das relações de vida real, ele sem dúvida, um tipo de situação imaginária.” Conforme esse piscologo a criança elabora conhecimento, habilidade.

De acordo com que foi exposto com esse autores o jogo de xadrez para criança auxilia no desenvolvimento cognitivo, na percepção, observação, raciocínio lógico, estratégia e auto-controle, fazendo assim ela a participar de um ambiente social, podendo tomar algumas decisões.

Referências:
Chistofolette, Danielle Ferreira Auriemo, O jogo de xadrez na educação matemática, Buenos Aires ano 10, num. 80 Janeiro de 2005, www.efdeportes.com
Huizinga, Johan, Jogos e Guerra, Homo Ludens.

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