domingo, 31 de outubro de 2010




Ali é um menino que perdeu o único par de sapato de sua irmã Zahra, eles tem uma mãe que sofre de hérnia de disco, e seu pai não tem dinheiro pra comprar outro sapato.
Ali e seu pai começa a procurar serviço de jardineiro, passando de casa em casa, até que conseguiram uma pra trabalhar.
A menina não tem como ir pra escola pois não tem outro sapato, então ela fala pra seu irmão emprestar os sapatos. Então Zahra e Ali começam um “jogo”, como Zahra vai primeiro pra aula ela usa o sapato de seu irmão, sai correndo da aula e passa o sapato pra Ali, ou seja eles começam a revezar os sapatos pra não levar bronca de seus pais pois seus pais não tinha dinheiro pra comprar outro.
Ali começa a sempre chegar atrasado pra escola, e numa dessas o diretor o pega chegando atrasado e não deixa o entrar, o professor aparece conversa com diretor falando que Ali é um bom aluno e o diretor o deixa entrar.
Zahra na escola vê a menina com seus sapatos, segue a menina e vê que o pai da menina é cego, então deixa quieto e não exige os sapatos.
Ali vendo que não iria mais recuperar os sapatos decidiu se escrever numa corrida onde o segundo prêmio é um par de tênis, ele ganha a corrida em primeiro lugar, porem não ganha o tênis, pois é prêmio do segundo colocado.
Seu pai acaba comprando um par de sapatos e colocando no cesto da bicicleta.


O trecho do filme acima mostra uma parte de jogo, de ludicidade, estão usando a seriedade, regra e ritual, onde escrevem um pro outro, e responde e seus pais não podem ver.
O filme todo é um jogo pois tem regras e rituais, pois ao colocar o sapato, ir pra escola e depois sair correndo pra entregar pra seu irmão acaba sendo uma regra e um ritual.
O filme mostra a ludicidade, as crianças brincando, e o final pode ser imaginado, pode-se imaginar que o pai pode perder os sapatos, ou entregar pra sua filha.




 Observamos a luta do menino tentando ganhar o par de sapatos, participando da corrida e a luta dele do dia a dia, revezendo os sapatos, usando os sapatos sujos, lavando os sapatos depois tentando seca-los, também vimos o estraga prazer desse jogo que é o diretor.


Referência:
Huizinga, Johan, Homo Ludens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário