domingo, 17 de outubro de 2010

BIENAL




Pode-se dizer que a Educação Física está relacionada a arte, a cultura, filosofia e ciência pois Coll (2000) define que há um conteúdo de saberes culturais, conceitos, explicações, raciocínio, habilidade, linguagem, valores, e etc.
Na BIENAL os artistas com a ciência da arte, jogaram de uma certa forma, trazendo uma imaginação na realidade (Johan Huizinga), pois os artista se põe em suas obras.




Podemos observar nos quadros como: a pessoa, o próprio artista, apontando arma para determinados políticos, e no quadro de um rosto, que é da própria artista com a língua sangrando. Querendo passar a falta de fair play, ou seja, falta de ética e respeito, pois Antônio Roberto Rocha Santos, fala que o fair play é a o respeito e ética num todo.
Mostraram que a política pode ser chamada de lixo da humanidade que envolve até o esporte, pois o pode-se observar que o governo tenta se promover através de jogadores e vice versa, como diz o Prof° Valdir Barbandi – Escola de Educação Física ele fala que esporte é uma combinação de interesse externos para seu benefício, ou seja, interesse de ambos os lados. 



Pode-se observa nessa obra que são fotos de políticos espalhados na parede com um “x”, uma forma de contestação, observa-se também que constam jornais rasgados e jogados no chão por isso pode-se considerar como “lixo”.
Na obra de vídeo que constam varias pessoas no lençol, onde apenas aparece suas cabeças, demostra o que não se vê na política, que é o cooperativismo, uma força transformadora (Brotto).
Na política se vê um auto rendimento onde os políticos batalham para um cargo apenas pensando em seu benefício próprio.

  Os mendigos nessa obra significa que é algo que passa despercebidos para as pessoas, são pessoas até graduadas que escolheram essa forma de viver, devido a problemas com drogas, álcool e etc. Onde está o fair play por essas pessoas? São esquecidos pela política e ignorados pela sociedade.





O urubu no seu “habitat” negro no meio da BIENAL, quer dizer que tudo de bom era para os brancos, então o artista para explicar isso colocou tudo negro, pois tudo de ruim era para os negros, como a escravidão, e pode-se ver isso na sociedade como um todo, no esporte por exemplo, um atleta negro que ganhou a medalha, Hitler se recusou a lhe dá medalha pelo fato de ele ser negro, o preconceito por raça, cor, etnias e sexo está presente também no meio do esporte e jogo, nas olimpíadas da era antiga, na Grécia, só podia participar homens.





Conclui-se que o artista é a voz do povo, toda a revolta da população foi passada nas obras expostas na BIENAL.

Referências:  
Revista Mackenzie de Educação Física por Antônio Roberto Rocha Santos
Homo Ludens, Johan Huizinga
Prof. Dr Valdir Barbandi, Escola de Educação Física e Esporte da USP: O que é esporte.
 Prof. Dr. Surava Cristina Darido, Os conteúdos Da Educação Física Escolar, Influencias, Tendências, Dificuldades e Possibidades, Depto de Educação Física-UNESP-Rio Claro-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário