segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Filme: Escritores da Liberdade




Uma história baseada em fatos reais 
Eva começa contando como é a vida na América, a guerra das gangues, onde vê morte e seu pai sendo preso.
Erin Gruwel começa a dar aula na escola e na sala que Eva estuda. É uma sala de alunos rebeldes e revoltados com a vida que levam.
No primeiro dia de aula da professora Gruwel, ela com sorriso no rosto da bom dia para os alunos, porém eles a ignoram e viram suas carteiras um para o outro pra conversarem.
Ela percebe que deve trabalhar com eles de uma forma diferente, então pega uma letra de um rap pra falar sobre poesia.
Essa sala há preconceito de tudo quanto é tipo, de raça, cor e etnias, se percebe isso quando um dos alunos desenha um outro aluno com características negras, a senhora Gruwel vê e começa a falar sobre os judeus e holocausto (onde os judeu foram postos pra morrer).
Como foi dito anteriormente, é uma cidade onde a violencia devido a guerras de gangues prevalece, no entando um garoto é morto por Paco no mercado.
Gruwel em sua aula faz um jogo, se tiver haver com eles, ele tem que por o pé na linha.
A professora têm interesse em ajudar os seus alunos, ela começa a trabalhar em outros empregos e assim arrecada verbas pra livro onde compra o livro sobre a historia de uma judia e os levam pra museus pra ver sobre a história do holocausto. Porém seu marido não concorda e acha que ela deve escolher por ficar com ele e acaba deixando-a.
A professora dar um caderno pra que seus alunos escrevam diariamente, quando ela lê, ela vê que seus alunos sofrem de violência na família, brigas e mortes por causas das gangues, abandono da família e pobreza.
A professora sugere que eles escrevam uma carta pra senhora do livro que escondeu a judia que acabou morrendo, depois os alunos sugerem que essa senhora venha na escola, essa senhora acaba indo e como leu suas cartas, fala pra eles que eles são heróis pois eles sobrevivem a cada momento
Eva testemunha sobre a morte do garoto e acaba contando que Paco o matou.
A senhora Gruwel não pode lecionar para os próximos anos pra seus alunos, seus alunos não aceita, fala com a diretoria não aceita, porém passa pelo conselho e aceitam.
Os alunos escrevem o livro  "Os Escritores da liberdade" que são passados pra outras escolas, eles se formam e são os primeiros de sua a casa a irem pra uma faculdado.

Conclusão: Erin Gruwel usou de construtivismo pra ensinar seus alunos, pois ela pegou o conhecimento deles e adaptou de uma forma educativa, quando ensina poesia com música de rap. Com base em Freire (1989) fala sobre considerar o conhecimento da criança. Pois dessa forma esta valorizando o conhecimento do aluno.
Ela quebrou as regras impostas pela escola pra ajuda-los pois percebeu que não era viável. Seu marido não tinha a mesma visão de mudança e fazer a diferença, prefirou separar e levar a vida que já levava.. Erin Gruwel foi uma professora que mudou a história  de vida daqueles alunos, pois eles escreveram o livro, se formaram e foram pra faculdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário