domingo, 31 de outubro de 2010

“Pelo treinamento em ataques e defesas, educa-se o corpo e o espírito, tornando o essência espiritual do judô uma parte do seu próprio ser.” Jigoro kano


A luta ele está presente desde origem de nossa espécie.
Huinzinga fala que podemos considerar a luta como forma de guerra.
Ele fala também dos torneios medievais que eram considerados como combate simulado, que é um jogo, era um simulação de combate, chegando até a morte.
Ele cita como o Combate des Trente, que ocorria na Bretanha 1351 como um elemento lúdico.
Falando-se sobre luta, vamos falar então sobre o Judô.



Tudo começou em 1882 com Jigoro Kano, ele era espancado com frequência por homens que se consideravam valentões, e Jigoro Kano e fisicamente ele era fraco, então resolveu se fortalecer pra se defender que levou a formulação do judô. Ele formulou o judô através da escola de jiu-jitsu e o mesmo foi
substituido pelo judõ pois a palavra “jitsu” significa técnica e “do” significa caminho, que pode ter dois significado. E a palavra “Ju” significa suavidade, gentileza por isso a ideia que judô significa “caminho suave”.

Falando como esporte olímpico, Kano tornou-se o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional em 1909. Judô se tornou um evento oficial nos Jogos Olímpicos em Tóquio em 1964, apoiado pelos fãs do judô promotores do esporte em todo o mundo.

Quando Jigoro Kano formulou o judô, ele desenvolvou um sistema acompanhado de um sistema de luta, acompanhado de uma filosofia.
O judô tem uma forte influência da filosofia de vida oriental, que é a transformação de disciplina e equilíbrio em formas de viver e de encarar a outra pessoa.

È a integração de corpo e mente, Pois Merlau Ponty(1979) diz que nós somos um corpo e dele não podemos separar a nossa consciência. A consciência se projeta no mundo físico e tem um corpo. Assim como se projeta no mundo cultural e têm hábito.
O judô é um traço de aculturamento japonês no esporte no Brasil, pois traz algumas culturas como os nomes de técnicas, gestos e cumprimentos etc.

Manuel Tubino classifica o judô como esporte mordeno, esporte de rendimento, esporte educação.
Fernando J. Gonzales classifica o judô como esporte coletivos em que não há interação com o oponente, esporte de combate ou luta, esporte praticados em espaços padronizados.

Referências:
Huizinga, Johan, Jogos e Guerra, Homo Ludens.
Tubino, Manuel, O que é Esporte, Coleção Primeiros Passos.
Trasferetti, José, O corpo em questão, Revista Humanidades Fortaleza.

Fernando j. Gonzales-Artigo Efdeportes.
Sistema de classificação de esportes com base nos critérios: cooperação, interação com o adversário, ambiente, desempenho comparado e objetivos táticos da ação.
http://judoinfo.com/kano4htm

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário