quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

LAZER


Classificação das atividades de lazer
Atividades esportivas: aquele praticado com regras
Atividades recreativas : exercido livremente
Atividade cultural : centrado em artes e no conhecimento.
A cultura italiana nomeou como sendo o lazer o ato de fazer alguma coisa de doce far niente.

Praticar, assistir, estudar
Em todas as áreas culturais do lazer são, possíveis três atitudes : praticar, sob a forma de lazer, assistir ou estudar o assunto.
Normalmente o que se observa é a combinação de duas atitudes, assistência e estudo, é raro as três juntas.
Inclui as caminhadas, ginásticas, esporte e atividades correlatas, executada de maneira formal ou informal, em espaços tecnicamente planejados, como pistas, academias, estádios, ou técnicos, como ruas, residências, terrenos baldios, praias.


  • Atividades manuais de lazer
Atividades ligadas ao prazer de manipular, explorar e transformar a natureza.
São exemplos de atividade manual de lazer : desde lavar o automóvel no fim de semana onde o prazer da manipulação de água envolve ludicamente pais, filhos e vizinho, como o crochê, o tricô, e consertar e desmontar – para – consertar – de – novo engenhocas e aparelhos domésticos.
As mãos são fonte de expressão não apenas gestual como prática, de transformação de coisas.
  • Atividades artísticas de lazer
É a pratica e assistência de todas as formas de cultura erudita, conceituadas como como arte, tais como cinema, teatro, literatura, artes plásticas etc. Essas atividades não fazem parte do universo cultural da população.
A decoração da casa, as roupas, a maquiagem e festas são consideradas atividades artísticas.
Para as crianças, adultos e idosos, de ambos os sexos, a festa e o exercício pleno do imaginário. Pois todos são atores e entram num faz – de – conta, vestem roupas especiais, quando não a fantasia pura e simples.
  • Atividades intelectuais de lazer
Tudo na vida é fonte de conhecimento, de informação, de aprendizagem.
Dumazedier diz que, enquanto a arte informa por encantamento, a ciência, a principal fonte de satisfação dos interesses intelectuais no lazer, informa por desencantamento.
Em busca de uma informação num livro, num jornal, pode até mesmo provocar uma emoção forte nas pessoas, mas dirige-se a basicamente a satisfação da curiosidade de desejo sincero de saber algo sobre o assunto.
  • Atividades Associativas de lazer
Vão desde as formas de semi lazer doméstico, como jogos e passeios com filhos, visitas a parentes e amigos, até a frequência a associações e movimentos culturais.
A vida social no lazer pode assumir uma outra feição, cada vez mais frequente nas grandes cidades, a da busca da privacidade.
  • Atividades turísticas de lazer
È o que provoca mais ansiedade nas pessoas, conhecer novos lugares, novas formas de vida, pode num curto período alterar a rotina cotidiana utilizando o tempo nobre de férias e fim de semana.
O lazer turístico busca paisagens do sol, céu e água, ritmos opostos à rigidez do tempo de trabalho urbano e um estilo requintado.



A educação através do lazer
Uma pesquisa internacional, realizada em 1979 e 1980, pelo Instituto Gallep, em diferentes países do Ocidente e do Oriente, mostrou que, nos países Ocidentais, a maioria dos jovens confia no tempo livre, mais do que no tempo de trabalho, como campo de realização pessoal. Ao ingressar no mercado de trabalho os jovens hoje, sabem que o emprego será dificilmente uma oportunidade de criatividade, de enriquecimento da personalidade. Então deverá ser buscada nas ações cotidianas como um filme, uma peça de teatro, uma viagem, um curso.
Essa situação demonstra o peso do lazer no desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos e a atenção necessária dos educadores para que a posição entre lazer e trabalho não seja uma fonte de desajuste do indivíduo consigo mesmo e com as sociedade.

Referência:
Camargo, Luiz O Lima 1947, O que é lazer, Ed brasilense, São Paulo, 2003

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