segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

DOCUMENTÁRIO


Grupo de Dança
O documentário apresentado foi com deficientes do clube de paraplégico de São Paulo.

Presenciando a entrevista do pessoal da dança, percebi a alegria de dançar, vi lá no ensaio deles, que eles faziam espontaneamente, e tiveram a alegria de divulgar seu espetáculo cujo nome era: A RODA
Onde  tive a belíssima oportunidade de assistir esse espetáculo, muito bem trabalhado por todos inclusive pelos dançarinos e professores vi o cooperativismo no espetáculo todos ajudaram a construir o cenário, e os professores ajudavam com alguns passos na apresentação, pois tinham deficientes que sua limitação era nao se mover e nem falar. A apresentação tratou de temas como o samba e a cultura brasileira, a criação da roda.

Observa-se a luta que eles tem pra incluir os seus corpos na sociedade.
Para Rubem Alves, a luta pela vida do corpo passa pela transformação da sociedade. Assim diz: “não podemos nos esquecer de que o corpo do homem, é um corpo social. Esta é a razão porque não pode haver uma esperança de ressurreição do corpo sem a transformação da sociedade”. (Alves, 1980:180).
Percebemos nessas pessoas que seus hábitos e culturas é de acordo com a consciência pois seus corpos se projetam no mundo devido a consciência.
Merleau Ponty(1979:105) diz “a consciência se projeta no mundo físico e tem um corpo, assim como se projeta no mundo cultural e têm hábitos”.
Através da dança tiveram a consciência que seus corpos podia fazer um dos entrevistados diz:
Tango

Depois que comecei a dançar percebi que meus movimentos ficaram mais amplos e comecei a tomar consciência de que podia fazer
coisas que ainda nunca tinha feito, comecei a perceber o meu corpo.” (Juraci)

Ao dançar sentem prazer, vive uma ludicidade, um jogo.
Tango
Para Langer a dança cria um jogo de forças aliado à ilusão de poder corporal, físico, espacial, temporal, ou seja, imagem virtual de um mundo diferente, Langer (1980, p 205-206) cita : “o jogo de poderes virtuais manifesta-se nos movimentos de personagens ilusórias, cujos gestos apaixonados preenchem o mundo que criam...”
Sentindo uma sensação de liberdade pois Langer diz:
...a sensação de libertar-se da gravidade...é um efeito direto e potente do gesto ritmado, realçado pela postura distendida que não se reduz as superfícies de fricção do pé, mas também restringe todos os movimentos corporais e naturais...” (Langer, 1980, p212).
Fazendo parte de suas vidas

A dança é vida para mim” (Cristófona)

Vimos a natação fazendo parte da vida de Marly umas das entrevistas, fica claro a importância da natação em sua vida e a importância que nosso documentário tem pra ela.
"Se nós alcançarmos cinco ou seis alunos de cada curso, isso será um ganho para nós, pois até pouco tempo não tinhamos nada."(Marly)



Referências:
Revista Humanidades Fortaleza, v. 17, n. 1, p 59-73, jan/jul 2002
Dantas, Monica, Dança, o enigma do movimento, Ed Universidade, UFRSS, 1999.

Um comentário:

  1. Orientações:
    - Fundamentar um pouco mais os posts
    - Usar mais vídeos e músicas
    - Colocar as referências bibliográficas citadas ao final dos posts
    - Seu blog está muito bom! Sugerimos que vc continue postando nos próximos semestres!

    ResponderExcluir