segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Filme: Escritores da Liberdade




Uma história baseada em fatos reais 
Eva começa contando como é a vida na América, a guerra das gangues, onde vê morte e seu pai sendo preso.
Erin Gruwel começa a dar aula na escola e na sala que Eva estuda. É uma sala de alunos rebeldes e revoltados com a vida que levam.
No primeiro dia de aula da professora Gruwel, ela com sorriso no rosto da bom dia para os alunos, porém eles a ignoram e viram suas carteiras um para o outro pra conversarem.
Ela percebe que deve trabalhar com eles de uma forma diferente, então pega uma letra de um rap pra falar sobre poesia.
Essa sala há preconceito de tudo quanto é tipo, de raça, cor e etnias, se percebe isso quando um dos alunos desenha um outro aluno com características negras, a senhora Gruwel vê e começa a falar sobre os judeus e holocausto (onde os judeu foram postos pra morrer).
Como foi dito anteriormente, é uma cidade onde a violencia devido a guerras de gangues prevalece, no entando um garoto é morto por Paco no mercado.
Gruwel em sua aula faz um jogo, se tiver haver com eles, ele tem que por o pé na linha.
A professora têm interesse em ajudar os seus alunos, ela começa a trabalhar em outros empregos e assim arrecada verbas pra livro onde compra o livro sobre a historia de uma judia e os levam pra museus pra ver sobre a história do holocausto. Porém seu marido não concorda e acha que ela deve escolher por ficar com ele e acaba deixando-a.
A professora dar um caderno pra que seus alunos escrevam diariamente, quando ela lê, ela vê que seus alunos sofrem de violência na família, brigas e mortes por causas das gangues, abandono da família e pobreza.
A professora sugere que eles escrevam uma carta pra senhora do livro que escondeu a judia que acabou morrendo, depois os alunos sugerem que essa senhora venha na escola, essa senhora acaba indo e como leu suas cartas, fala pra eles que eles são heróis pois eles sobrevivem a cada momento
Eva testemunha sobre a morte do garoto e acaba contando que Paco o matou.
A senhora Gruwel não pode lecionar para os próximos anos pra seus alunos, seus alunos não aceita, fala com a diretoria não aceita, porém passa pelo conselho e aceitam.
Os alunos escrevem o livro  "Os Escritores da liberdade" que são passados pra outras escolas, eles se formam e são os primeiros de sua a casa a irem pra uma faculdado.

Conclusão: Erin Gruwel usou de construtivismo pra ensinar seus alunos, pois ela pegou o conhecimento deles e adaptou de uma forma educativa, quando ensina poesia com música de rap. Com base em Freire (1989) fala sobre considerar o conhecimento da criança. Pois dessa forma esta valorizando o conhecimento do aluno.
Ela quebrou as regras impostas pela escola pra ajuda-los pois percebeu que não era viável. Seu marido não tinha a mesma visão de mudança e fazer a diferença, prefirou separar e levar a vida que já levava.. Erin Gruwel foi uma professora que mudou a história  de vida daqueles alunos, pois eles escreveram o livro, se formaram e foram pra faculdade.

domingo, 26 de setembro de 2010

Fair Play

"Espirito Esportivo"

O Comitê Internacional de Fair Play, o Comitê Olímpico Internacional, o ICSPE e outras
organizações internacionais criam uma comissão de vários paises pra preparar um documento
sobre o Fair Play, o documento falava o seguinte:
1- O Fair Play é demonstrado pelo participante de atividades esportivas, pela observancia das
regras do esporte;
2- È importante reconhecer que, por trás das regras escritas, estão regras implicitas, o
espírito ou intenção corretaq ou leal, nos quais estão envolvidos os competidores esportivos;
3- Os comportamentos segundo o espírito do Fair Play serão reconhecidos pelas ações de:
Não questionamento das decisões dos árbitros, a não ser que o regulamento do esporte o permita;
- Jogar para vencer deve ser o primeiro objetivo, porém recusar a vitória por qualquer meio;
- Honestidade, correção e uma atitude digna quando os outros participantes não jogam de forma justa;
- Respeito aos colegas da sua própria equipe;
- Respeito aos adversários e o reconhecimento da importância destes para que a competição se realize;
- Respeito aos árbitros através da atitude positiva, tentando colaborar com este a todo momento;
- O Fair Play envolve modéstia na vitória e elegância na derrota, assim como generosidade na criação de sinceras e
duradouras relações humanas;
- O Fair Play não é uma responsabilidade apenas dos competidores. Treinadores, árbitros, espectadores e todas as
pessoas envolvidas na competição têm um importante papel no desenvolvimento de atitudes positivas, para,
principalmente, envolver os participantes da competição em um comportamento de tolerância (Internacional Council of
Sport and Physical Education, 1975, p. 2-5).

Segundo Gonçalves (1990) e Régnier (1990) o Fair Play têm 5 elementos que são:
1. Respeitar os regulamentos;
2. Respeitar os árbitros e aceitar as suas decisões;
3. Respeitar os adversários;
4. Demonstrar preocupação com a igualdade de oportunidades entre os competidores;
5. Manter permanentemente a sua própria dignidade.

Referências: Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte-2005
Antonio Roberto Rocha Santos-Universidade Federal de Pernambuco

Podemos dizer que o fair play depende de um conjunto, que são atletas, arbitros, jovens adolescentes, crianças, idosos, professores, patrocinadores e etc, onde depende do bom senso de cada um, só assim vamos ter o verdadeiro espírito esportivo, onde não vemos muito isso, pois respeitar é não querer ter vantagem em cima do próximo. Por exemplo, nas olímpiadas onde deveria ter o fair play é onde acontece os doping onde a pessoa quer ter uma vantagem a mais, porém não podemos generalizar.

domingo, 5 de setembro de 2010



Podemos observar nesse video o lúdico de uma criança, conforme estudo de Piaget o jogo dá prazer, nesse caso a criança sente prazer em fingir que está brincando de pipa, ela esta lebertando seu eu e agindo espontaneamente(livro: O Brincar no Cotidiano da Criança-Adriana Fredmenn)
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O Desenvolvimento infantil através dos jogos


Segundo o pesquisador Piaget ele classifica diferentes fases no desenvolvimento da criança:
-0 a 18 meses caracteriza como jogos de exercícios prazer na repetição dos movimentos que se divide em duas partes:
1° jogos de exercícios sócio-motor, como puxar um barbante, quando a criança se dá conta que isso modifica ou destrói um objeto.
2° jogos de exercícios de pensamento são realizados quando a criança pergunta o por quê? E começa a combinar palavras
-6 a 7 anos inicia-se os jogos simbólicos, que são os jogos de faz de conta, a criança expressa sua visão do mundo de forma simbólica como brincar de casinha e super herói, querendo mostrar sua habilidade pra outras pessoas
- A partir dos 7 anos caracteriza-se pelo jogos de regras, segundo Piaget são combinações sensório-motoras, de coordenação e intelecto, ao jogar bolinha de gude a criança utiliza-se o raciocínio e de coordenação motora.Através dos jogos de regras as crianças desenvolvem também aspectos sociais, morais, cognitivos, políticos e simbólicos.(livro: O brincar no cotidiano da Criança, Adriana Fredmenn.)
Então podemos dizer que a criança não brinca só por brincar e sim pra aprender, onde os jogos, brinquedos e brincadeiras que podem ser prazerosos fazem parte dessa aprendizagem e no seu desenvolvimento motor , intelectual e emocional.

sábado, 4 de setembro de 2010

2° Corrida Proguaru

Dona Jaci, uma lição de vida!!!

Uma experiência maravilhosa, vimos o papel do profissional de educação física, que é incentivar e como recompensa ver a alegria estampada no rosto de cada um.